terça-feira , 2 setembro 2014
Últimas Notícias
Capa / NA FRONTEIRA / Defensor da “educação reconstrutiva” vem à Foz para Congresso de Educação

Defensor da “educação reconstrutiva” vem à Foz para Congresso de Educação

Um dos maiores incentivadores da teoria construtivista em sala de aula, Pedro Demo não só critica os métodos convencionais como propõe uma mudança categórica na maneira de ensinar.

Ele é professor do curso de Serviço Social da UnB e pós-doutor em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA); autor de mais de 90 livros na área e o grande propagador e incentivador de um novo método de ensino: a educação reconstrutiva, que argumenta que para despertar o espírito investigativo e de pesquisador na criança, é preciso muita pesquisa anterior e incentivo à elaboração própria de cada aluno. “Nesse cenário, a aula teria um papel coadjuvante”, sinaliza o professor.  Demo em sua palestra em Foz do Iguaçu, no IV Congresso Internacional de Educação e a VII Semana Acadêmica de Pedagogia da Uniamérica, vai sustentar a tese de que “o nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar”.

 Além de Pedro Demo, o Congresso de Pedagogia da Uniamérica, que terá sua quarta edição nos próximos 17, 18 e 19 de outubro, receberá ainda Ilidio Macaringue, professor graduado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique (2008) e desde 2009 leciona na Universidade Pedagógica Sagrada Família (UNISAF) de Moçambique, tendo atuado também como coordenador do Curso de Ensino de Português. Entre 2011-2012 frequentou o curso de especialização em Língua portuguesa e literaturas de expressão portuguesa na Universidade de Aveiro (Portugal). Em sua fala durante o Congresso ele apresentará o processo da dialetação da língua portuguesa em Moçambique e os desafios para o ensino e aprendizagem: problemas e perspectivas.

Esta edição do Congresso Internacional de Educação e da Semana Acadêmica de Pedagogia, será a primeira em que a Uniamérica já se posicionará com uma nova instituição:  uma instituição comunitária, que busca uma atuação internacional, com alunos oriundos de diversos países do mundo, com qualidade de ensino no nível das melhores universidades do continente. “Essa edição do Congresso vai abrir espaço para discutirmos os novos desafios impostos aos profissionais de Educação; os rumos da profissionalização do docente; a inovação e as pesquisas em diversas áreas da educação”, sinaliza a Coordenadora do Curso de Pedagogia,  Thuinie Medeiros Vilela.

Na programação do Congresso ainda é possível destacar a participação de José Carlos Libâneo, Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais e é membro do Conselho Editorial de diversas revistas técnicas de universidades brasileiras, como a Revista de Estudos Universitários (Sorocaba), Educativa (UCG), Espaço Pedagógico (UPF), Interface Comunicação e Saúde e Educação (Unesp Botucatu), além de ser parecerista da Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Seu tema no Congresso da  Uniamérica  é sobre a era digital: culturas juvenis e escola: formação de professores para um mundo em mudança.

O Congresso de Educação e a Semana Acadêmica de Pedagogia da Uniamérica são voltados para professores, pesquisadores e acadêmicos.

Serviço:

Inscrições pelo site :

http://www.uniamerica.br/congresso/inscricoes

55 45 2105-9001

CB_assinatura_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget